A quarta-feira foi de grandes vitórias do esporte carioca. Começando pela passagem da candidatura do Rio de Janeiro à próxima fase da disputa para sede da Olimpíada de 2016, ao lado de Madrid, Tóquio e Chicago.
O bom desempenho da cidade no Pan-Americano é um grande aliado da candidatura brasileira. Mas um fator reforça a tese de que só perderemos a oportunidade de realizar o principal evento esportivo do planeta para nós, caso não sejam cumpridas as exigências determinadas pelo Comitê Olímpico Internacional. Analisando as últimas sedes e acreditando em certa coerência e benevolência do COI, não só com o Brasil, mas, com os países Sul-Americanos, posso afirmar que o Rio, hoje, é o principal candidato na disputa. Se Chicago for a escolhida, teremos três jogos nos Estados Unidos em 30 anos(Los Angeles -1984/ Atlanta -1996). Por mais força política e econômica que tenha os EUA, acho que seria demasiado para uma competição que acontece a cada quatro anos. Madri é outro forte concorrente, mas não podemos esquecer que 2012 será em Londres. Duas Olimpíadas seguidas na Europa? Tóquio é outra que tem o mesmo precedente. Não seria seguida, mas já estamos com Pequim batendo à nossa porta. Com todas essas prerrogativas, acredito que basta termos competência e seriedade para conseguirmos emplacar dois eventos mundiais em seqüência, o que já aconteceu com outros países.
Na Libertadores, o Fluminense honrou o nosso futebol diante dos nossos eternos rivais. Confesso que até tentei torcer contra os tricolores, mas não dá para torcer para os hermanos. Além disso, é bom ver a consolidação de Renato Gaúcho como técnico vencedor e a volta por cima do goleiro Fernando Henrique. Dificilmente, o time das Laranjeiras perderá para a LDU, mas já temos o exemplo do fracasso rubro-negro.É melhor esperar para ver.
Para finalizar, o basquete da Gávea mostrou, literalmente falando, como é jogar em família. E a clã Machado foi a responsável pela conquista do inédito título nacional. Flamengo Campeão Brasileiro de 2008. Parabéns à Nação Rubro-Negra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário