Flamengo e o Planejamento

A administração Bandeira de Melo pode voltar a fazer do Flamengo não só campeão, mas um dos clubes mais ricos do mundo. Temos mercado para isso. Se conseguir suportar a pressão para que Muricy Ramalho siga com o seu trabalho, que não se restringe só ao campo, o rubro-negro pode fechar o ano, com uma vaga para Libertadores e com o Centro de Treinamento finalizado, com funcionamento de primeiro mundo para atletas de alto rendimento - padrão de excelência que está muito próximo.

No entanto, um revés na Copa do Brasil pode colocar tudo abaixo e a pressão aumentar de tal maneira que inviabilize a permanência do treinador. E a pergunta para os mais pessimistas seria: Quem viria? Vale voltar a estaca zero com um novo treinador?

Questionamentos são necessários: Muricy iniciou indicando implantar um sistema de jogo que seja adotado também nas divisões de base. No entanto, o 4-3-3, diante das primeiras dificuldades já foi trocado pelo 4-4-2. As variações têm que existir. Mas o projeto tem que ter foco e coerência para não sucumbir às críticas da arquibancada e da política interna do clube, sempre muito tumultuada.

Foto: Fred Gomes/GE


Outro fator que vai influenciar de maneira importante no segundo semestre é a ausência do Maracanã. O primeiro ponto deve ser uma queda no programa sócio-torcedor, já que a maioria dos jogos pode ser em praças fora da cidade. Além disso, a questão da viagens - fator que foi usado como muleta nesses quatro primeiros meses - vai atuar diretamente no rendimento dos atletas.

Ainda sobre planejamento, antes o Flamengo buscava um zagueiro. Com a saída de César Martins, senão for mais eficaz, pode ser um problema sério, visto que sem Juan em campo, a atuação defensiva é um desastre. É sempre bom lembrar que nosso principal zagueiro já passou dos 35. Poderia ter dado experiência ao Leo Duarte no estadual.  Ah!!! E o Antônio Carlos já foi liberado para a Ponte Preta. Preocupante esta situação.

No ataque, com a saída de Caíque, só o jovem Felipe Vizeu aparece como substituto para Guerrero. Com a participação do peruano na Copa América, como vai ficar o time. Será que Vizeu consegue segurar a responsabilidade em uma competição como o Brasileiro? Ou o time vai mudar novamente o esquema e jogar sem uma referência?

Enfim, o trabalho está sendo bem feito, no papel tem bons jogadores, mas precisa evoluir na parte coletiva. É esperar para ver.

Que venha o Fortaleza!!!!

Nenhum comentário: