Hora de Sacudir a Poeira


Estamos de volta e justo na eliminação do Flamengo na principal competição do time no ano, a Taça Libertadores, concomitante com notícias que vêm descortinar ainda mais a nuvem de sujeira que assola o país. O jogo contra o San Lorenzo teve um roteiro dramático, principalmente pelo desenrolar em paralelo do confronto entre Atlético-PR e U.Católica. E acho que a diferença está no detalhe paralelo. Os gols da equipe paranaense surgiram de três jogadores que vieram do banco de reservas: Carlos Alberto, Eduardo da Silva e Coutinho. Sorte. Não. Vamos falar da postura de Autuori que buscou resolver , dentro das limitações do seu grupo, colocando jogadores para agredir o adversário. Poderia não ter ganho, mas, por méritos, o Furacão conseguiu de forma competente passar à próxima fase da competição, vencendo fora de casa. Já o Flamengo, depois de um bom primeiro tempo, acabou sendo obrigado a recuar pelas alterações feitas pelo promissor Zé Ricardo. O garoto Matheus Sávio falhou? sim. Mas o treinador rubro-negro tirou os três jogadores que serviam como válvula de escape para tentar definir o jogo. Berrío é horrível tecnicamente falando, só corre, no entanto, funciona taticamente. Com a sua saída, a ideia de Gabriel pela direita era a mais plausível, mas não com a entrada de Rômulo. Porque não repetir Renê, com Trauco indo para o meio? Mas ok! Rômulo entrou e não comprometeu, mas começamos a trazer o adversário para o nosso campo. Logo depois, as saídas de Gabriel e Everton foram o prenúncio da tragédia anunciada. Duas jogadas pelo lado direito e a virada da equipe do Papa. A diferença de postura dos treinadores brasileiros no jogo fora foi determinante para a sorte dos clubes  na Taça Libertadores. No entanto, o Flamengo não perdeu nesse jogo. Não somar nenhum ponto fora de casa é de uma mediocridade absurda para um time da grandeza do Flamengo.Teve possibilidade nos três jogos e não matou.



Mas acredito no planejamento. A frustração é evidente. O rubro-negro tem um dos melhores elencos do continente, disputa ainda a Copa do Brasil, Primeira Liga e Sul-Americana, além do Campeonato Brasileiro, esperando pela volta de Diego e Ederson(efetivamente falando) e da estreia de Conca e de possíveis reforços. No entanto, acho que o time não pode achar normal perder. Vejo muito conformismo na derrota. Tem que ter mais coração. A bola do primeiro gol tinha ter sido despachada para a arquibancada. Não dá pra jogar bonitinho na Libertadores. A exemplo do Corinthians do Tite, quando foi eliminado na pré-Libertadores, acredito que o trabalho tem que ser mantido e vai trazer mais frutos além do combalido Carioca. É obrigação estar na Libertadores ano que vem e conquistar pelo menos um das próximas competições deste ano.

Sobre os fracassos do Flamengo na principal competição das Américas, vejo que estamos frequentando mais o torneio. Isso é um alento. É só somar as participações dos adversários do Rio e ver que flertam mais com rebaixamentos do que estar na Libertadores. Agora, precisamos aprender a jogar esse tipo de disputa. A equipe é madura. Temos garotos que vão dar frutos e não podemos queimar. O técnico é bom e não vejo outro nome incontestável no mercado. Tite e Cuca estão empregados. Logo, vamos dar respaldo, porque os erros fazem parte do processo.

Para finalizar, tenho que falar do Muralha. Ontem o cara estava na seleção. Vamos dar moral.          

Nenhum comentário: