Reta final do Brasileirão. Ao contrário dos outros anos, dois times cariocas lutando pelo título, Fluminense e Botafogo, com o Flamengo como atual campeão. O que isso quer dizer? Nada. Uma pena equipes com mais estrutura estarem atrás. Isso só incentiva a continuarmos com uma visão amadora no futebol do Rio de Janeiro. Em tempo: o Botafogo é o que dá maiores sinais de profissionalização, principalmente através do seu departamento de MKT, com ações criativas e que já estão rendendo frutos, como a melhoria na frequência no Engenhão. O Fluminense tem time, tem dinheiro - não sei de onde sai tanto - mas e aí? As jóias de Xerém saindo antes de jogar na equipe principal é um erro. Aí, vem  Belletti, em fim de carreira ganhando um salário maior do que o do eficiente Dário Conca. O Vasco...bem, depois das últimas declarações do técnico PC Gusmão, o único alívio é termos nos livrado da patética figura de Eurico Miranda. Apesar do excelente Rodrigo Caetano, o ranso amador ainda reina em São Januário. E, ao que tudo indica, o sopro Caetano de profissionalismo volta ao Grêmio no próximo ano.

Mas, voltando à parte de cima da tabela, Vamos analisar a tabela para os quatro primeiros:

O Fluminense, nesta rodada, tem um jogo complicado. Clássico regional é sempre difícil, ainda mais se tratando de Fluminense e Vasco. Logo depois, o tricolor recebe o Goiás. Um jogo que considero fácil, se a equipe dirigida por Muricy quiser ser campeã. O São Paulo, no Morumbi, vai ser uma tarefa complicada já que o time paulista ainda almeja disputar a Libertadores e vem crescendo sob o comando do Carpegiani. Logo depois, um Palmeiras, no Pacaembu, sem maiores pretensões na competição, mas com Felipão no banco, é sempre difícil. Mas, não podemos esquecer, que ajudar o Timão, não é uma coisa de palmeirense. No entanto, é outra parada duríssima, mas acho que o clube carioca vai conquistar os três pontos. Nem preciso falar que contra o Guarani, que vai estar na corrida contra a degola, é a melhor chance para o Flu carimbar a faixa.

A exemplo do que acontece com o Fluminense, o Corinthians vai ter um clássico regional, diante do São Paulo, na próxima rodada. Acredito que, na realidade, esta partida e a seguinte, diante do Cruzeiro, em confronto direto, vão ser determinantes para as pretensões de título do Timão. Vou além. Se houver empate entre paulistas e mineiros e o Fluminense fizer sua parte, a taça segue no Rio de Janeiro. O restante da tabela dos Loucos é fácil para quem quer ser campeão: Vitória, no Barradão; Vasco em casa; e Goiás no Serra Dourada. Sem desmerecer os adversários, mas a vitória sobre esses três, independente do mando de campo, é obrigação. Resta saber se o peso do Ronaldo vai ser a favor ou contra o Timão.

Já o Cruzeiro joga as chances de título na outra rodada, como citei acima, diante do Corinthians. Conquistar os três pontos diante do Vitória, mesmo sendo no Barradão é tarefa cumprida. Caso contrário, vai ficar na briga pela Libertadores apenas.Vasco, Flamengo e Palmeiras sem maiores pretensões na competição são adversário que não vão criar tanta dificuldade. Seis pontos nesses três jogo é o mínimo que o time do técnico Cuca pode querer.

A superstição já toma conta de General Severiano. E ainda mais comparando com a arrancada do Flamengo ano passado. Seria um prêmio ao Papai Joel. Além disso, a tabela é muito favorável ao Botafogo: Avaí, Ceará, Internacional(pensando no Mundial), Prudente e - a exemplo do Flamengo ano passado - Grêmio. Será? Tem coisas que só acontecem ao Botafogo.

Nenhum comentário: