Desapega Felipão

E a Copa vem chegando às quartas com apenas uma grande surpresa, a seleção da Costa Rica, e a confirmação de que a Bélgica chegaria longe pelo talento desta geração.


Confesso que o jogo do Brasil me deixou bem tenso. Acredito que a todos, até os pseudos-mainfestantes. Coloquei mas um remedinho para pressão na boca e vamos para a prorrogação. Passamos, mas o que realmente chamou a atenção - neste caso não podemos fugir do lugar-comum - foi a reação dos jogadores brasileiros diante da pressão. Todos sabemos o quão deve ser difícil. É fácil entender um Júlio Cèzar, crucificado há quatro anos, ter que provar a cada jogo que merece a confiança da comissão técnica e da torcida. No entanto, o capitão tem que ter uma postura de líder e não se esconder. Thiago Silva vem fazendo uma boa Copa - mas David Luiz vem jogando um pouco acima -  , porém  com a braçadeira não pode simplesmente se isolar e pedir para ficar fora dos pênaltis. Cada um responde de um jeito à pressão. É um direito! Mas sendo desse jeito, que siga como titular pela sua qualidade, mas não como o principal líder. Não dá! Tenho minhas ressalvas em relação ao Neymar. Não conseguiu render durante a partida. No entanto, assumiu sua responsabilidade e converteu. Mesmo que não o fizesse. Fez o que pede toda a carga que recebe como craque e referência técnica da equipe.


Brasil x Colômbia -  ao exorcisar o fantasma uruguaio das quartas, a Colômbia tirou um grande peso das costas dos jogadores brasileiros. Vai ser um belo jogo. Os colombianos estão apresentando um bom futebol, com técnica, jogando e deixando jogar. Acredito que o Brasil vai ser mais marcador. E acho que é aí que ganhamos. Vamos torcer para o Felipão acertar nas substituições para conseguirmos um bom resultado. Com a saída de Luiz Gustavo, eu usaria a base do Chelsea no meio. Maicon ainda é o meu preferido na lateral. A opção de três zagueiros também agrada. A saída do Fred do comando do ataque parece inevitável. Neymar já vem aparecendo mais pelo meio. Minha escalação seria: Julio Cézar, Maicon, Thiago SIlva, (Dante ou  Henrique) e Marcelo; David Luiz e Fernandinho; Oscar, Willian e Hulk; Neymar. Com três zagueiros, manteria o Daniel Alves, que tem mais qualidade no ataque e manteria o restante.
Nos demais jogos, pitaco é sempre bom. Entre Alemanha e França, confesso que prefiro o futebol dos alemães. Qualquer uma das duas vai ser um adversário difícil para o Brasil na semifinal, então que venha àquela capaz de proporcionar o melhor espetáculo.


Argentina e Bélgica promete ser um belo jogo. Acho que pode dar zebra. Se tivesse em algum bolão, marcaria Bélgica. Messi é Messi. Na frente está bem acompanhado, mas a defesa  dos hermanos não é confiável. Vou me permitir arriscar aqui

Holanda e Costa Rica também promete ser um bom jogo. O que vem surprendendo na Holanda é o preparo físico. A capacidade de decidir os jogos nos minutos finais. Além, é claro, da parte psicológica que ajuda quando aliada ao físico e ténico. Hoje, vejo como grande favorita ao título. Que o Brasil surpreenda e se encontre até a final.

Nenhum comentário: